quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Desejamos que o ano de 2015 seja repleto de realizações!

Desejamos a toda comunidade escolar da Editora Brasil Cultural um ano repleto de realizações, de paz, saúde e aquisição de novos conhecimentos.
Nossa equipe está feliz em poder contribuir um pouco mais para um mundo melhor, com uma coleção de livros escolares da Educação Infantil ao Ensino Fundamental novinha em folha, tão nova quanto o ano que se anuncia.
Foram dois anos de pesquisas e muitos profissionais envolvidos neste grande projeto que privilegia a concepção de uma formação integral e que prevê apoio para aulas ainda mais inspiradoras.
Agradecemos aos professores que participaram de nossas pesquisas de Focus Group, à Formato Comunicação e aos demais parceiros envolvidos no projeto.
Em breve, publicaremos mais notícias sobre o empreendimento e também levaremos informações detalhadas às redes de ensino e unidades escolares.

Equipe da Editora Brasil Cultural









segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cultura e compras de natal no Embu das Artes - SP

Nossa equipe esteve no Embu das Artes para um passeio que virou aula. O que diria Freinet de um passeio-aula?
A cidade, conhecida como grande produtora de artesanato, recebe milhares de turistas todos os finais de semana e apresenta uma variedade de artistas que produzem móveis, brinquedos, tapetes, roupas e outros produtos que encantam os sentidos dos visitantes.
Os professores ficaram deslumbrados com as opções de brinquedos pedagógicos que desafiam e divertem, ao mesmo tempo que permitem interação e interatividade em atividades contextualizadas em sala de aula e em todo o ambiente escolar.
Há muitas opções de presentes para os momentos em família, para a brincadeira de amigo secreto e para sala de aula.
Aproveitamos para desejar a todos um ótimo Natal e um Ano Novo repleto de boas vivências.

Equipe da Editora Brasil Cultural











terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Projeto musical para a coleção de Educação Infantil

A Editora Brasil Cultural realizará um projeto musical para a coleção de Educação Infantil. Serão três volumes que integrarão uma coleção dedicada ao brincar e ao mundo das histórias cantadas. Os compositores, músicos e cantores se reunirão no estúdio Trinca Musical para gravar as canções junto com os criadores do projeto, Leandro Wendel Martins, diretor pedagógico, e Yugo Sano Mani, compositor e musicista da USP. Segundo Leandro, a iniciativa tem por objetivo proporcionar às crianças momentos de apreciação, bagagem cultural e muitas brincadeiras.


Equipe da Editora Brasil Cultural











terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Orientação Vocacional


Nos dias de hoje, é fundamental dar aval ao jovem para que ele possa escolher de modo mais acertado o curso que o tornará um profissional qualificado. Para alcançar os objetivos, é necessário conhecer os diversos aspectos das muitas áreas do conhecimento disponíveis.
Neste contexto, a orientação vocacional surge como uma luz, um elemento norteador para dar suporte e oferecer condições para que a decisão sobre a carreira seja tomada com consciência e embasamento. Para tanto, os testes de orientação vocacional são elaborados com o intuito de suprir as dúvidas e traçar um perfil profissional preciso. Através de questionários e métodos diversos, compõem-se um painel de interesses e, com orientação psicológica adequada, chega-se a um número limitado de opções. Com isso, o jovem passa a ver o futuro profissional com mais clareza. A dúvida da escolha é muito comum e é importante escolher com parcimônia.
Além de tudo, a orientação vocacional surge como uma opção para minimizar as ansiedades e conflitos com os quais os jovens costumam se deparar na vivência desta etapa especial de suas vidas: a da escolha profissional. Neste cenário, o papel do psicólogo, do orientador vocacional, é dos mais importantes. É fundamental que sejam extremamente aptos e tenham visão ampla do mercado de trabalho e, sobretudo, que tenham conhecimento das múltiplas trajetórias que envolvem a escolha profissional.
Diante do exposto, chega-se a conclusão que a orientação vocacional é uma ferramenta útil e relevante, que dá ao jovem o apoio necessário para ingressar com mais segurança e certeza numa carreira profissional. No entanto, é necessário procurar profissionais sérios, compromissados com as diversas nuances profissionais e psicológicas existentes, para cruzar os dados com precisão, oferecendo ao jovem as opções mais adequadas e certeiras.

Prof. João Artur Izzo