sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO



Pensar criticamente faz o aluno ir além. Ao professor cabe estimular a curiosidade, instigar o livre raciocínio e alimentar o pensamento crítico-reflexivo, associado, dialeticamente, a novas formas de agir.
É necessário haver compromisso e parceria entre professor e educando, para que o ensino seja eficiente, eficaz e efetivo. O educador consciente é aquele que encoraja a capacidade criadora do aluno, oferecendo oportunidades de crescimento intelectual e emocional. 
Educar se faz com ações voltadas à expansão da consciência dos estudantes, em seus diversos níveis. Assim, o educador considera as visões de mundo dos alunos, ainda que ingênuas e em formação, e, sobretudo, utiliza o senso comum como um degrau no processo formativo e de aprendizagem.
Superando esse degrau, o aluno sobe a outro patamar de conhecimento, depois mais outro e outro, num processo dialético infinito, posto que a busca pelo conhecimento deve ser permanente. Trata-se, portanto, de superar, por meio do exercício da práxis contínua (ação-reflexão), visões mais simples, absorvendo saberes mais complexos. Contudo, isso só faz sentido se essa práxis resultar na edificação dos valores humanos, desenvolvendo nos educandos – individual e coletivamente - uma postura cada vez mais assertiva e voltada ao benefício da construção de um mundo mais nobre.


Prof. João Artur Izzo

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