A Editora Brasil Cultural, desde 2013, realiza assessorias especializadas em tecnologias educacionais no município de Barueri. O Portal Gênese Digital (Plataforma Online de ensino-aprendizagem) está disponível em todas as escolas da rede, contanto com mais de 2.000 professores e 45.000 alunos cadastrados. O ambiente interativo propicia o aprendizado lúdico-pedagógico e leva o aluno para novas e importantes dimensões de inclusão e alfabetização digital.
Quando falamos em tecnologias, compreendemos que estas ferramentas, no espaço escolar, precisam ser utilizadas para enriquecer o ensino e possibilitar aos aprendizes o acesso a novos e valiosos conhecimentos. A internet, por exemplo, oferece amplos recursos para o lazer, a cultura e o aprendizado (como os portais educacionais). Porém, nossas crianças e adolescentes precisam compreender como utilizar a web de forma segura e consciente.
A última pesquisa publicada pela SAFERNET (organização não governamental que realiza trabalhos voltados para a segurança na internet) revela dados preocupantes sobre a forma como nossas crianças e jovens utilizam a rede mundial de computadores. A pesquisa, que teve a participação de 2.834 crianças e jovens entre 9 a 23 anos, traz importantes informações sobre o comportamento na web da juventude brasileira.
- 80% curte rede social.
- 68% conheceu algum amigo pela internet.
- 34% se sentem mais livres quando anônimos.
- 13% encontrou imagens e conteúdos violentos.
- 12% afirmam que já foram vítimas do bullying virtual.
- 20% já recebeu textos ou imagens sensuais e eróticas.
- 38% acreditam que a escola é a responsável pelo ensino do uso seguro da internet.
Esta realidade adentra o espaço escolar e, ciente da necessidade do trabalho intenso de conscientização, um dos colégios de Barueri iniciou um belo projeto sobre o uso seguro da internet. Em setembro, a convite da professora coordenadora do projeto, Adriana de Faria, realizamos a palestra “O Uso Seguro e Responsável da Web”, em um dos principais centros de eventos do município. A assessora pedagógica do Sistema Gênese Cíntia Acioli, especialista em tecnologias aplicadas à educação, palestrou para alunos, pais e professores. A apresentação abrangeu temas como: redes sociais digitais; brincar, conversar, pesquisar e aprender; perfis falsos; publicação de dados pessoais; os desconhecidos amigos virtuais; prevenção e responsabilidade familiar; a escola como fonte do saber. Na semana seguinte ao evento, a palestra foi divulgada no jornal oficial da prefeitura.
Vivem no Brasil 105 milhões de usuários da internet e, em todo o mundo, até o final de 2014, 3 bilhões de internautas estarão inclusos na rede mundial de computadores. São pessoas em busca de entretenimento, informação e conhecimento. Porém, em um espaço onde as portas estão abertas para tudo e todos, precisamos cuidar das nossas crianças e jovens, pois, assim como na vida real, os riscos existem e a escola precisa formar cidadãos que saibam conviver, respeitar o próximo e saber quais os perigos à sua volta, mesmo no mundo virtual.
Cíntia Acioli
Nenhum comentário:
Postar um comentário