terça-feira, 24 de março de 2015

Avaliação




A avaliação é um dos aspectos que compõem o processo educativo escolar, constituído por vários outros, como planejamento, conteúdos, recursos e estratégias. Há duas dimensões importantes que devem estar presentes no processo de avaliar: a ética e a técnica.
A palavra avaliação deveria soar como uma provocação, um convite a novas reflexões sobre um tema polêmico. Praticamente todas as crianças brasileiras estão matriculadas no Ensino Fundamental. Mas, qual é o cenário que temos? 
Sabemos que predomina uma realidade perversa. O fracasso escolar fere a autoestima do educando e impossibilita que ele avance na construção de conhecimentos relevantes para a sua vida em sociedade.
De quem é a culpa? Acredito ser da família, do sistema e da escola. É claro que a escola sozinha não conseguirá mudar esta realidade. Mas, se a escola cruzar os braços e se imobilizar, a sociedade perderá um de seus atores mais importantes para as transformações urgentes que precisam ser feitas.
É preciso pensar sobre os instrumentos de que a escola dispõe para empreender sua luta. Sendo a avaliação um deles, faz-se necessário redimensionar a sua prática no contexto escolar. Então, não só o aluno, mas o professor e todos os envolvidos na prática pedagógica podem, por meio da avaliação, refletir sobre sua própria evolução na construção do conhecimento.
O educador deve ter, portanto, um conhecimento mais aprofundado da realidade na qual vai atuar, para que o seu trabalho seja dinâmico, criativo e inovador. Assim, contribuirá para um sistema de avaliação mais justo, que não exclua o aluno do processo de ensino-aprendizagem, mas o inclua como um ser crítico, ativo e participante dos momentos de transformação da sociedade. 
"Seja pontual ou contínua, a avaliação só faz sentido quando leva ao desenvolvimento do educando", afirma Luckesi. 

Ana Cristina de Almeida
Psicóloga e Assessora Pedagógica

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