Workeduc 2015
A Editora Brasil Cultural promove, todos os anos, uma série de ações que valorizam os momentos de estudo e troca de saberes entre os profissionais do magistério. Em 2015, estivemos presentes em mais de cinquenta municípios, realizando diversas ações didáticas: palestras, oficinas, visitas técnicas, reuniões de alinhamento e participação em eventos. Também realizamos o “Encontro de Gestores” em Lins (SP) e, agora, o Workeduc, que versou sobre as práticas pedagógicas, começando pelo processo avaliativo e de comunicação, nas palestras, e tratando de melhores práticas nas oficinas.
O Workeduc trouxe momentos de reflexões que proporcionaram um dia de trocas entre os participantes, palestrantes e professores que ministraram as oficinas oferecidas.
A programação começou com a participação do professor Celso Vasconcellos, que apresentou uma visão crítica/reflexiva sobre o paradigma classificatório e excludente da avaliação, visando sua desconstrução e superação na direção do compromisso com a efetiva aprendizagem, desenvolvimento humano pleno e alegria crítica por parte de todos, como mediação para o desenvolvimento de competências, a construção do conhecimento e da autêntica cidadania, além de analisar o núcleo do problema da Avaliação da Aprendizagem nas suas dimensões pedagógica e histórico-cultural e sua repercussão para o ensino e aprendizagem.
Na sequência, o professor Leandro Wendel Martins trouxe proposições sobre possíveis dualidades do caminho didático escolhido pelo docente em relação ao caminho planejado pela instituição de ensino onde leciona. Abordou situações cotidianas para fomentar o sentido de equipe e do trabalho colaborativo, com foco nas necessidades sociais dos alunos e nas necessidades de carreira do profissional do magistério.
Como forma de interatividade entre os participantes e a Editora, ocorreu também o concurso de fotos e mensagens via rede social. Os participantes puderam registrar de maneiras criativas suas opiniões. Os professores, de forma muito dinâmica, movimentaram a página da Editora no Facebook com frases e fotos. A melhor frase e a foto com maior número de compartilhamentos e curtidas ganharam prêmios.
A Editora Brasil Cultural agradece aos professores que prestigiaram o evento e todos da equipe que contribuíram para momentos de reflexão sobre a Educação, pois cada ação nos mostra novas possibilidades de escolas instrutivas e atentas aos interesses dos alunos em relação ao mundo de hoje e de amanhã.
Afinal, um bom educador não é aquele que procura saber todas as respostas, mas sim aquele que tenta compreender todas as perguntas. Faz-se necessária a construção constante do saber.
Foto mais curtida. |
Melhor frase. |