Uma instituição de ensino se faz com alunos. Isto posto, um dos maiores desafios na área de ensino é atrair novos estudantes usando estratégias de marketing, consolidando o corpo docente, investindo em infraestrutura e, não menos importante, manter aqueles que ali já se encontram. Dentro do atual contexto, toda escola, independente do perfil, deve buscar diferentes formas de captar alunos, mantê-los e, fundamental, fazer com que ele fique satisfeito dentro do ambiente onde está inserido. Trata-se de uma troca: de um lado, o ensino, a estrutura e tudo o que se espera de um serviço dessa esfera. Do outro lado, os alunos que procuram formas de crescer pessoal e profissionalmente, que buscam conhecimento e inserção. A troca se dá quando o aluno é atendido em sua necessidade, encontrando o que espera e, em contrapartida, ele replica a qualidade do que vivenciou para outros potenciais alunos. Torna-se um exemplo e um modelo de sucesso. O melhor marketing de uma instituição de ensino é a qualidade dos cidadãos e profissionais que ela forma. De nada adianta uma elaborada campanha de marketing, uma imagem bem construída ou excelente infraestrutura se o corpo docente for despreparado. E pouco resolve se os professores foram capacitados e a infraestrutura for deficitária. O marketing nas instituições de ensino depende de uma estratégia global para oferecer aos alunos a completa experiência de ensino, que engloba professores, a estrutura física e o sentimento de fazer parte de uma filosofia, de um modo de ser que será transmito para outras pessoas. No fundo é isso que as empresas de ensino precisam vender: educação, inserção e relevância na vida de um indivíduo, preparando para o mundo e para viver melhor em sociedade.
Prof. João Artur Izzo
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