terça-feira, 22 de setembro de 2015

QUAL É O TEMPO?


Nosso desafio, na prática pedagógica, vai além da sala de aula; ele está no tempo - aula, brincadeiras, dever de casa, prática de esportes, uso de tecnologia e até no tempo das refeições.
O que é saudável?
Quando falamos em rotina saudável, temos que levar em conta a diversidade do mundo atual e identificar as necessidades das crianças por faixa etária. Pois qual é o tempo de um bebê em relação ao tempo de uma criança de sete anos?
Os horários de estudos devem ser adequados, assim como, os horários de lazer. No entanto, a diversificação das atividades é muito importante para que a criança explore suas potencialidades, desenvolva habilidades e, principalmente, para que exercite sua curiosidade.
Ainda me lembro quando minha avó parava seu serviço para contar uma história, ou quando meu avô me levava passear pelo bairro, de quando brincava sozinho e de quando brincava com meus primos. Claro que joguei muito vídeo game, usei computador, mas a oferta de atividades era diversificada. 
Trocava tudo por uma boa brincadeira com alguém. O saudável está, para mim, na atenção e no tempo dedicado ao fazer junto com a criança. 
O tempo é de oferta de possibilidades a explorar: escola, parque, brincadeiras, passeio, biblioteca, museu, shopping, computador e outras delicias saudáveis que contribuem para o desenvolvimento de habilidades. Respeitando cada faixa etária e mantendo o bom senso, o fazer com a criança é o tempo da recordação futura: dela e do adulto!

 Leandro Wendel Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário