Marketing pode ser definido como a arte de descobrir os desejos dos consumidores para que os produtos os agradem satisfazendo, assim, os clientes da melhor maneira possível. Saindo da ultrapassada e simplista filosofia do “fazer e vender” e entrando na contemporânea era do “sentir e responder” ao cliente, o marketing passou a ser muito mais do que uma ferramenta de venda de produtos, mas a chave maior para o sucesso de empresas de quaisquer áreas de serviços e produtos. Sua importância na sobrevivência das empresas transformou-o em uma verdadeira ciência que deve ser aplicada com zelo e dedicação. Hoje, o trabalho de marketing exige um período de pesquisa intensa, coleta de dados específicos e precisos através de diversos instrumentos de pesquisa. E também estudos aprofundados do comportamento do consumidor, perscrutando desde sua raiz cultural, transpassando sua posição social, ocupação, títulos e status até sua personalidade e valores familiares. Dentro das instituições educacionais isto não deixa de ser realidade. Para que as instituições de ensino possam, mais do que sobreviver, mas se destacar dentro do mundo modernizado em constante desenvolvimento tecnológico, cultural e moral faz-se necessário que as administrações escolares passem a enxergar suas instituições como empresas dedicadas à venda de um serviço inestimável para toda a sociedade e invistam na divulgação do que há de melhor naquilo que podem oferecer. Desde uma estrutura atrativa aos alunos até a qualificação de seus professores e a superioridade de seu material e método de ensino, valorizando e engajando seus clientes, alunos, de forma diferenciada de suas concorrentes.
Marketing can be defined as the art of discovering deep desires of consumers, so that products come to be appreciated by them. Coming out of the old and simplest philosophy of “making and selling” and going into a new modern age of “feeling and responding” to the clients’ needs, marketing started to be much more than a simple tool of selling products, to become the key to companies’ success in all areas of products and services. Its importance in companies’ survival has turned it into a real science demanding thorough researches, and also accurate data collection about consumers’ behavior; going from cultural roots, through social position, occupation, achievements titles to status, personality traits and family values. In education institutes this is not different. In order to go above mere survival inside the market, education institutes must see themselves as companies dedicated to selling a priceless service to society and invest on themselves on what they can offer of their best, since an attractive building structure to the students to better qualified teachers and superiority of material and teaching method, engaging and estimating students in a distinctively different form than other schools.
Prof. João Artur Izzo
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