quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Novos tempos, novas necessidades



A globalização da economia, a intensa competitividade, o desenvolvimento tecnológico e os rigorosos programas de produtividade e qualidade estão modificando as empresas e alterando profundamente o perfil profissional dos funcionários. Hoje, há uma verdadeira seleção natural no ambiente corporativo. Quem não se ajusta ao novo modelo está fadado a perder o emprego para outro candidato mais adequado às novas demandas e expectativas.
Por isso, quando se ingressa no mercado de trabalho, deve-se estar consciente quanto ao esforço constante para manter-se nele. É fundamental que o profissional esteja sempre alerta em relação ao seu crescimento e no que ele tem de positivo para oferecer à sua área. Para o sucesso de quem exerce qualquer tipo de função, faz-se necessário o contínuo aprimoramento dos aspectos intelectuais, emocionais e físicos. É essencial cuidar da imagem, da postura e da capacidade de comunicação. Cultivar relacionamentos e criar uma teia de contatos e opções, sempre utilizando o raciocínio e a criatividade. Em poucas palavras, é preciso desenvolver a empregabilidade.
Mas, nos dias de hoje, o que significa empregabilidade?
Significa o conjunto de competências e habilidades necessário para um profissional manter-se colocado em uma empresa. Significa a capacidade de conquistar um emprego de maneira firme e estruturada. E como a natureza do emprego está mudando rapidamente, essa capacidade deve, necessariamente, incluir flexibilidade e inovação para acompanhar as mutações frequentes do mercado. Atualmente, as empresas exigem profissionais multifuncionais e flexíveis.
Sabe-se que a competição no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Além do grande número de profissionais que disputam as vagas disponíveis, existe a concorrência proporcionada pelos novos profissionais recém-formados que procuram um lugar ao sol, sem muita experiência, mas com muitos cursos na bagagem e vontade de crescer.
Como mencionado anteriormente, é importante ampliar horizontes, buscar informações, consolidar metas e não se conformar. Enfim, ir à luta. No entanto, torna-se complicado custear novos cursos quando se está empregado. Primeiro, por falta de horários disponíveis. Depois, há o lado financeiro, já que poucas empresas atualmente proporcionam estes benefícios aos funcionários. O que fazer? 
É nesse ponto que entra a criatividade. Existem várias formas de ampliar o conhecimento sem que isso cause transtornos econômicos. Por exemplo, dentro da empresa, envolva-se com várias etapas do processo. Procure entender o todo, ou seja, o funcionamento global da companhia.  Jamais se restrinja à sua mesa ou ao computador. A curiosidade é uma aliada poderosa do conhecimento.
Fora da empresa, mantenha-se atualizado com informações interessantes, incluindo aí aspectos culturais como cinema e teatro. Com a internet e algumas revistas semanais você conseguirá grandes avanços neste sentido, basta ter força de vontade.
Procure se inteirar quanto aos avanços em seu campo de atuação, empresas de destaque, novas tecnologias e tendências do segmento para o futuro. Enxergue a sua vida profissional como um patrimônio. Assim posto, cabe a você preservá-lo e ampliá-lo. Transforme-se em uma marca: divulgue-a, lute por qualidade e diferencial. Procure, principalmente, definir uma trajetória. Nunca deixe os sonhos de lado e encare cada dia com garra, determinação e alegria. Trabalhe da melhor maneira possível e acredite em voos mais altos.

Prof. João Artur Izzo

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